domingo, 28 de outubro de 2012

Vencendo o medo de água


Adelmo Borges ,terapeuta Holístico Massoterapeuta  Puc Minas
COMO VENCER  O MEDO DA AGUA?
Ao iniciar o aprendizado de atividades aquáticas, tanto da natação,reabilitaçao quanto da hidroginástica, podemos constatar que alguns alunos tendem a manifestar sentimentos de medo mesmo nas partes mais rasas da piscina, impossibilitando seu progresso e, às vezes, até a sua permanência na atividade. Para auxiliá-los neste período, é de fundamental importância o incentivo do professor na aquisição de mais segurança e, melhor resultado. Para que isso ocorra, é importante que o professor crie estratégias de trabalho que conduzam esse aluno para a prática prazerosa, permitindo que certas dificuldades existentes sejam vencidas, proporcionando uma melhor adaptação ao meio aquático, aquisição de maior confiança e prazer de estar em contato com a água.
Dentre as estratégias possíveis encontramos a técnica de Watsu(tecnicas oriundas do shiatzu) que, associadas aos outros recursos, vem sendo utilizada por alguns massoterapeutas. O Watsu é uma técnica trabalhada em picinas para  reabilitaçao
de  vitmados de acidente  vascular-cerebral desde 1980, (técnica de massagem, consciência corporal e saúde), foram colocados em água morna para a prática da atividade.
Essa técnica trás para seus praticantes tanto os benefícios da terapia em água morna, como os benefícios do Shiatsu e do alongamento, sendo muitas vezes prescritas como atividades anti-estresse e reabilitação de movimentos musculares, e ainda, por se tratar de uma atividade praticada em flutuação sobre os braços do terapeuta, um ótimo exercício de adaptação  e prática de atividades aquáticas, ajudando como forma de terapia para a perda do “medo da água”, pois a  todos os exercícios sao realizados com a cabeça numa posição neutra ou fora d’água. Como os movimentos são guiados pelo terapeuta, o aluno tem tempo para associar os movimentos de alongamento e respiração, fatores que auxiliam sua propriocepção e autoconhecimento, além de proporcionar uma interação direta com o professor, aonde o aluno vai adquirindo mais confiança em qualquer atividade aquática proposta.
Esta pesquisa se torna importante uma vez que observamos muitos alunos iniciantes apresentando medo ou algum trauma referente às praticas aquáticas, desta forma as técnicas do Watsu podem auxiliar como ferramenta de adaptação ao meio liquido, por se tratar de uma prática assistida onde o aluno fica em contato direto com o terapeuta, despertando o prazer e a permanência do paciente na vida.


Borges - terapeuta holistico - massoterapeuta pela  puc-minas
contato(031)92467793 para maiores informaçoes